Viaje com segurança: 5 dicas incríveis!

viaje com segurança

Viajar é sair da zona de conforto para conhecer novas culinárias, paisagens e pessoas. Porém, não se preocupe: é possível passar por tudo isso sem perrengue, caso você viaje com segurança.

Em outras palavras, você pode se aventurar na viagem minimizando os riscos para garantir sua proteção durante todo o percurso. Até porque, muitos acidentes e outros riscos inesperados ocorrem porque algumas medidas de prevenção não foram tomadas.

Quer ver só? Não usar cinto de segurança no trânsito e falta de vacinação antes de viajar são tipos de perrengues que afetam a segurança na viagem. Entretanto, poderiam ser evitados, né?

Mas sem pânico! Continue conosco e descubra como viajar com segurança com 5 dicas!

Viaje com segurança

1. Planeje antes de viajar

Planejar antes de viajar é fundamental para uma viagem segura e bem-sucedida. Então, pesquise detalhadamente sobre o destino para conhecer a cultura local, os costumes, as principais atrações turísticas e os lugares menos frequentados pelos turistas. 

Isso ajuda você a se preparar para imprevisto e evitar situações inseguras. Por exemplo, se descobriu que determinada área é isolada, redobre a atenção, caso queira visitá-la.

Também planeje alternativas de segurança para lidar com qualquer eventualidade. Por exemplo, baixe mapas off-line da região ou tenha um GPS disponível mesmo sem internet. Isso ajuda você a se localizar caso se perca ou precise encontrar outra rota.

2. Faça cópias dos documentos

Você pode precisar do seu documento para adquirir algum serviço ou entrar em um lugar — como em diversas atrações turísticas — e até para usar transportes. Por isso, faça cópias dos principais documentos, como passaporte, carteira de identidade (RG), carteira de motorista etc.

As cópias não substituem os documentos originais, mas são extremamente úteis em emergências, como perda ou roubo. Ah, lembre-se de guardá-las separadas dos originais. Além disso, escaneie os documentos e salve as cópias digitalizadas em um dispositivo seguro ou envie para o seu e-mail pessoal.

3. Informações sobre transporte

Pesquise sobre os meios de transporte disponíveis no destino e como se locomover com segurança. Assim, você identifica quais são as alternativas mais seguras para evitar riscos, como golpes envolvendo táxis e transportes informais.

E claro, se informar bem sobre as opções de transporte diminui a ansiedade e o estresse relacionados à locomoção no destino. Isso proporciona uma viagem mais relaxante e agradável. Inclusive, é pra isso que você viaja, né?

4. Cuidado com as bagagens

Coloque uma etiqueta de identificação com seu nome, endereço e número de telefone nas malas ao viajar. Isso facilita a identificação da sua. Até porque, alguém pode ter uma igual ou parecida com a sua e ela acabar sendo trocada. Vish! Melhor evitar, né?

Outra recomendação é usar cadeados ou fechos resistentes para proteger suas malas. Isso pode afastar possíveis ladrões e evitar que suas bagagens não sejam violadas. Afinal, vá que você se distraia e deixe ela fora da sua vista por algum instante…

Além disso, leve itens essenciais, como documentos, dinheiro, medicamentos e objetos de valor, na bagagem de mão. Assim, você tem acesso rápido e fácil a eles durante a viagem. E ainda, esses itens ficam pertinhos de você durante todo trajeto.

Inclusive, bolsas e mochilas sempre à frente, nada de deixar ao alcance de mãos curiosas, combinado? Isso facilita furtos, seja fazendo furos ou puxando as bagagens de você.

5. Cuidado com suas bebidas

Sempre mantenha sua bebida por perto e nunca a deixe sem supervisão de alguém de confiança. Mesmo em um ambiente aparentemente seguro, é melhor prevenir qualquer risco.

Além disso, ao aceitar bebidas de pessoas que você não conhece bem. Infelizmente, golpes e situações perigosas podem surgir a partir disso, mesmo que tudo isso pareça apenas uma grande diversão. 

Por esse motivo, também beba com moderação e conheça seus limites. O excesso de álcool pode diminuir sua percepção de perigo e colocar você em situações vulneráveis. Lembre-se, a viagem é pra ser uma aventura positiva.

Como criar coragem para viajar?

Criar coragem para viajar pode ser desafiador, mas é uma experiência gratificante. Por esse motivo, listamos algumas dicas que podem ajudar a não deixar o medo te impedir de viver essa experiência. Confira!

Identifique seus medos

Primeiro, reconheça seus medos em relação a viajar. É medo do desconhecido, de andar de ônibus, de se perder, de ficar longe de casa? Identificar o causador facilita enfrentá-los. 

Quer dizer, se for do transporte em si, você pode pesquisar mais sobre a empresa para garantir que ela seja de confiança e se tranquilizar. Inclusive, existem opções mais confortáveis, como o ônibus leito, que podem fazer você dormir durante todo o percurso para nem se preocupar com nada.

Comece devagar

Se você ainda não sente segurança em relação a viagens, comece com destinos mais familiares ou próximos de casa. À medida que ganhar confiança, poderá se aventurar para lugares mais distantes.

Foque nas recompensas

Pense nos momentos incríveis e experiências únicas que você poderá vivenciar durante a viagem. Por exemplo, os registros que podem ir para suas redes sociais, porta-retratos e outros lugares retratando a sua aventura.

Além disso, viajar pode ser uma oportunidade de se conhecer melhor, ganhar confiança e desenvolver habilidades de adaptação. Logo, foque no crescimento pessoal que a viagem pode proporcionar.

Escolha empresa de transporte segura

Escolher uma empresa de transporte segura é fundamental para garantir uma viagem tranquila e sem preocupações. Para isso, veja as avaliações de outros passageiros, condições do veículo, políticas de segurança etc.

Viaje com segurança com a Plataforma 10

E aí, as nossas dicas ajudaram a tomar coragem para viajar? Entendeu como é possível que você viaje com segurança? Esperamos que agora você tenha mais disposição para se aventurar pelo mundo. Afinal, caminho se conhece andando, já dizia a música do Chico César.Aproveite e acesse o site da Plataforma 10 e conheça as políticas de segurança da empresa para tornar a sua viagem mais segura e confortável!

compartilhar

Mais artigos

Entrada para uma das praias localizads no sul do Brasil.

Praias do Sul do Brasil: Conheça as 5 Melhores

As praias do sul do Brasil são menos famosas, mas garantem belezas naturais e tranquilidade para os visitantes relaxarem. As praias do sul do Brasil não costumam ser tão populares quanto as do nordeste

Adquiria sua passagem

Em Destaque

Artigos Relacionadoss

Serviços de Distribuição de Tecnologia de Informática e Comunicações do Brasil LTDA., CNPJ/MF nº 16.681.856/0001-00, Alameda Araguaia, nº 933, conj. 81, Alphaville Centro Empresarial, Barueri/SP, CEP: 06455-000 - Agência de Turismo Cadastro 16.681.856/0001-00

© 2001-2023 Plataforma 10. Todos os direitos reservados.