Patrimônio Material do Brasil

Patrimônio Material do Brasil

Na dúvida de qual o próximo destino turístico escolher? Que tal conhecer algum patrimônio material do Brasil? Até porque, ele é como um grande baú de lembranças e informações sobre o nosso país que ficaram guardadas.

Assim, você descobre como as pessoas viviam, se vestiam, construíam as cidades e como eram as suas tradições. Valorizar isso, ao visitar os espaços, é uma forma de proteger a nossa história e identidade. 

Afinal, as gerações futuras também devem aprender o que aconteceu no passado, né? Desse jeito, é como se os pais e avós de alguém preservassem os ensinamentos e as histórias de vida, sabe?

Pensando nisso, continue com a gente e descubra 7 patrimônios materiais do Brasil para você visitar!

Quais são os patrimônios materiais do Brasil?

O nosso país tem diversos patrimônios materiais que chamam atenção, como museus, igrejas antigas, casarões, ruas históricas e muito mais. Confira alguns exemplos!

1. Centro Histórico de Olinda (PE)

Sabe aquelas ruas cheias de casas coloridas nas ladeiras de Olinda, especialmente famosas no carnaval? Elas fazem parte do Centro Histórico, sendo um dos patrimônios materiais do Brasil desde 1982, por guardar inúmeras memórias.

Então, ao passar por lá, você pode sentir como era a vida antigamente. E claro, a área também tem várias lojinhas de artesanato e lugares para apreciar a culinária local. 

Ao longo de 1,2 km², os visitantes e os moradores podem visitar aproximadamente 1.500 imóveis (isso mesmo que você leu!). Muitas existem desde o século XVI e incluem pontos turísticos como Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda, Alto da Sé, Mosteiro de São Bento e outros!

2. Ruínas de São Miguel das Missões (RS)

Há cerca de 300 anos, foi construída uma igreja fundada por padres jesuítas e indígena guarani. Hoje, a construção está em ruínas e os visitantes só veem a imponente fachada e as paredes, que permanecem firmes em meio a área verde. 

O espaço já foi cenário de novelas globais (chique, né?), como Haja Coração, exibida em 2016. E claro, ocasionalmente também é usada em outras filmagens de filmes, séries e novelas de época. 

As Ruínas de São Miguel das Missões ficam pertinhas da fronteira com a Argentina e a cerca de 500 km de Porto Alegre, capital gaúcha. Então, é uma opção para quem quiser fugir de destinos óbvios no Rio Grande do Sul e entender como o estado foi formado.

3. Cidade Histórica de Ouro Preto (MG)

Imagine uma cidadezinha com casinhas antigas, ruas de pedra e igrejas lindas. É exatamente isso que você encontra em Ouro Preto, Minas Gerais. As casas têm janelas e portas charmosas, e as ruas lembram que lá surgiram muitas histórias.

Antigamente, muitas pessoas buscavam ouro ali, e isso fez a cidade crescer, receber esse nome e viver tempos gloriosos como a capital do Brasil até 1897. Assim, Ouro Preto é cheia de casarios e igrejas que testemunham esse período. 

A Basílica de Nossa Senhora do Pilar, por exemplo, foi formada com mais de 400 kg de ouro. Mas ela não é a única que vale a contemplação: a Igreja de São Francisco de Assis, obra do famoso artista Aleijadinho, também considerada uma obra-prima. 

4. Centro Histórico de Diamantina (MG)

Aproveitando o passeio por Minas Gerais, que tal conhecer o Centro Histórico de Diamantina, distante menos de 400 km de Ouro Preto? A cidade já foi o principal lugar onde, durante o tempo, se buscava diamantes. 

Então, você pode passear pelas ruas — com arquitetura portuguesa — e sentir como era a vida naquela época. Faça isso ao visitar espaços como o Museu do Diamante para entender a importância dele para a economia do país.

E claro, aproveite a visita para conhecer a arquitetura e as histórias por trás da igreja Nossa do Carmo e outras residências nobres da região.

5. Centro Histórico de São Luís (MA)

O Centro Histórico de São Luís do Maranhão é cheio de casinhas coloridas com azulejos na fachada, marca registrada do lugar. Quando você visitar, basta tirar foto das cerâmicas que pode ter certeza, alguém vai reconhecer o espaço!

O espaço reúne mais de 4 mil imóveis, muitos construídos entre os séculos 18 e 19. Então, conhecê-lo é quase como viajar no tempo. Aproveite a visita para ir ao Palácio dos Leões, sede do governo do estado maranhense.Também não deixe de apreciar outros espaços, como a Igreja do Carmo e o Teatro Artur Azevedo.

6. Centro Histórico de Salvador (BA)

Continuando o passeio pelo Nordeste…Visite o Centro Histórico de Salvador, outro Patrimônio Histórico do Brasil. O lugar é considerado Patrimônio da Humanidade desde 1985. Até porque, trata-se da primeira capital brasileira, palco de diversos acontecimentos importantes, como a guerra entre a Holanda.

Alguns pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer no Centro Histórico de Salvador são a Igreja e o Mosteiro de São Bento, construídos com uma planta arquitetônica rara. 

7. Brasília (DF)

Claro que Brasília não pode ficar fora da lista de patrimônio material do Brasil, né? A arquitetura da capital do país é considerada Patrimônio da Humanidade desde 1987, se juntando ao de cidades históricas, como Roma e Paris. Chique, viu!

Esse título se deve muito à arquitetura moderna promovida por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, que criaram monumentos como Palácio do Planalto, Memorial JK, Itamaraty e outros. 

A cidade também tem uma grande área verde, o Parque da Cidade, onde as pessoas podem passear e relaxar. Além disso, tem o Lago Paranoá para fazer esportes aquáticos e aproveitar a natureza.

Conheça os patrimônios materiais do Brasil com a Plataforma 10

E aí, o que achou dos 7 patrimônios materiais do Brasil? Além dos listados, existem muitos outros que vale a pena visitar para entender e valorizar a história do país. Por isso, economize no transporte para conhecer o maior número de lugares possível.

Assim, conheça os patrimônios materiais do Brasil com a Plataforma 10 e ganhe um cupom de desconto na 1ª viagem para economizar ainda mais. Acesse o nosso site e entenda!

compartilhar

Mais artigos

Entrada para uma das praias localizads no sul do Brasil.

Praias do Sul do Brasil: Conheça as 5 Melhores

As praias do sul do Brasil são menos famosas, mas garantem belezas naturais e tranquilidade para os visitantes relaxarem. As praias do sul do Brasil não costumam ser tão populares quanto as do nordeste

Adquiria sua passagem

Em Destaque

Artigos Relacionadoss

Serviços de Distribuição de Tecnologia de Informática e Comunicações do Brasil LTDA., CNPJ/MF nº 16.681.856/0001-00, Alameda Araguaia, nº 933, conj. 81, Alphaville Centro Empresarial, Barueri/SP, CEP: 06455-000 - Agência de Turismo Cadastro 16.681.856/0001-00

© 2001-2023 Plataforma 10. Todos os direitos reservados.