Conheça as Melhores Cidades Do Sul Do Brasil

cidades do sul

Chega o inverno e muitos brasileiros querem conhecer as cidades do Sul do Brasil, região mais fria do país. Até porque, as áreas montanhosas, como a Serra Gaúcha e a região de Santa Catarina, ficam cobertas de neblina. E ainda, você pode apreciar pratos quentes e saborosos da gastronomia sulista.

Mas não pense que o encanto das cidades do Sul se limita ao inverno! Afinal, a região também abriga várias praias e uma vida noturna agitada para quem quer curtição.

E aí, sentiu interesse em saber mais? Continue a leitura e fique por dentro das cidades do Sul brasileiro!

Quais são os 3 estados do Sul?

Os 3 estados da região Sul do Brasil são: Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS). A região é a menorzinha do país e logo ao lado dela ficam os países vizinhos Uruguai, Paraguai e Argentina.

Quais as melhores cidades do Sul do Brasil?

As “melhores” cidades do sul do Brasil podem variar dependendo dos interesses e preferências de cada pessoa. No entanto, algumas são frequentemente citadas como destinos populares e atraentes na região. Acompanhe!

Florianópolis 

A capital de Santa Catarina é conhecida por suas belas praias, como a Praia da Joaquina e a Praia Mole. Se você gosta de surfe, é uma boa opção para ir visitar, já que essas praias são famosas pela prática do esporte. Inclusive, já rolaram alguns campeonatos mundiais de surfe na cidade.

As praias de Florianópolis também são muito visitadas por jovens. De vez em quando, acontecem até alguns luaus e grandes shows. Afinal, o lugar é famoso e bem estruturado, tendo diversos restaurantes, bares, lojas de artesanato e outras atrações para os turistas. Então, fica a dica de destino para viajar com os amigos.

Gramado

Uma cidade charmosa localizada na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. Ela é famosa por seus festivais, como o Natal Luz, e seu clima europeu, com arquitetura em estilo alpino. Assim, digamos que visitar Gramado é uma forma de conhecer um pouquinho da Europa sem ir para tão longe.

A cidade também é conhecida pelos seus chocolates, fondues — é bem provável que alguém peça isso pra você como lembrancinha da cidade — e belos lagos. Um dos mais famosos é o Lago Negro, onde você pode pedalar, sentar para tomar um chimarrão e sentir o ventinho batendo no rosto enquanto respira ar puro.

Você gosta de jardins para ter momentos tranquilos? Então, é possível que se interesse pelo Le Jardin Parque de Lavandas, apreciando diferentes espécies de flores e as particularidades de cada uma delas. 

Curitiba

A capital do Paraná é conhecida por sua qualidade de vida e seus parques bem preservados. Assim, o transporte urbano é bem planejado, existem váaarias áreas verdes e muitos outros elementos bem estruturados. Claro que isso beneficia não apenas os moradores, mas também os turistas.

Assim, ao chegar em Curitiba, saiba que um dos destaques é o Jardim Botânico. A atração mais famosa de lá é a estufa de estrutura metálica inspirada no Palácio de Cristal de Londres, abrigando diversas espécies de plantas tropicais.

Além disso, o Parque Barigui, conhecido por sua ampla área verde e infraestrutura, é outra atração curitibana que vale a visita. Os visitantes podem fazer caminhadas, corridas, andar de bicicleta ou patins nas pistas disponíveis.

E ainda, o parque é habitado por uma diversidade de aves, como garças e marrecos, além de pequenos animais, como capivaras. Afinal, a preservação da fauna e flora é uma preocupação constante no local.

Balneário Camboriú

Uma cidade litorânea em Santa Catarina que combina praias paradisíacas com uma animada vida noturna, sendo carinhosamente apelidada de Dubai brasileira. Isso pela semelhança com a arquitetura moderna e o estilo de vida luxuoso — que você pode tentar viver por uns diazinhos se economizar no transporte, que tal?

Por exemplo, Balneário Camboriú tem uma impressionante linha do horizonte composta por vários edifícios altos e modernos, semelhantes aos encontrados em Dubai. Destaca-se o icônico “Arranha-céu inclinado“, edifício residencial mais alto da América Latina.

Inclusive, assim como Dubai, Balneário Camboriú é uma cidade turística com belas praias que atraem visitantes de todo o país. A cidade também investe em infraestrutura turística e oferece uma variedade de atrações, como restaurantes, bares, parques temáticos e atividades aquáticas.

O principal cartão-postal de Balneário Camboriú é o teleférico do Parque Unipraias, que proporciona vistas panorâmicas do mar, praias, montanhas e Mata Atlântica.

Bento Gonçalves

Situada na Serra Gaúcha, é conhecida como a capital brasileira do vinho. Por isso, se curte a programação, por lá é possível acompanhar a colheita do vinho e quem sabe até pisar na uva, técnica tradicional. 

A cidade também oferece belas paisagens montanhosas acompanhadas por um climinha ameno. Alguns dos pontos turísticos preferidos de Bento Gonçalves são:

  • Museu do Imigrante;
  • Igreja São Bento;
  • Parque Casa na Árvore;
  • Parque Temático Epopeia Italiana;
  • etc.

Inclusive, Bento Gonçalves oferece uma rica gastronomia, com diversos restaurantes que servem pratos típicos da culinária italiana, como massas, polenta, queijos e salames. 

Joinville

Uma cidade no norte de Santa Catarina, famosa pelo seu festival de dança, o Festival de Dança de Joinville. O evento atrai dançarinos, coreógrafos e amantes da dança de diferentes lugares. Além disso, a cidade possui um forte cenário cultural, com teatros, museus e galerias de arte.

E ainda, Joinville tem uma arquitetura encantadora com influencia alemã. Quer dizer, a cidade possui diversos prédios antigos. Entre eles, a Casa da Cultura, construída no século XIX, e o Museu Nacional de Imigração e Colonização, retratando a história dos imigrantes europeus da região.

Viaje para as cidades do Sul do Brasil com a Plataforma 10

E aí, o que achou de algumas das cidades do Sul do Brasil listadas no artigo? Essas são apenas algumas das mais conhecidas. Cada uma delas tem sua própria identidade, atrativos e características únicas, tornando o Sul um destino diversificado e interessante para se visitar.Quer viajar para as cidades do Sul do Brasil pagando menos? Viaje com a Plataforma 10! Você tem desconto na primeira compra, além de facilidade e segurança em todo momento. Saiba mais!

compartilhar

Mais artigos

Entrada para uma das praias localizads no sul do Brasil.

Praias do Sul do Brasil: Conheça as 5 Melhores

As praias do sul do Brasil são menos famosas, mas garantem belezas naturais e tranquilidade para os visitantes relaxarem. As praias do sul do Brasil não costumam ser tão populares quanto as do nordeste

Adquiria sua passagem

Em Destaque

Artigos Relacionadoss

Serviços de Distribuição de Tecnologia de Informática e Comunicações do Brasil LTDA., CNPJ/MF nº 16.681.856/0001-00, Alameda Araguaia, nº 933, conj. 81, Alphaville Centro Empresarial, Barueri/SP, CEP: 06455-000 - Agência de Turismo Cadastro 16.681.856/0001-00

© 2001-2023 Plataforma 10. Todos os direitos reservados.