Viajar Com Criança: Lugares Para Ir e Dicas de Planejamento

Uma famílias, pai, mãe e duas crinaças aproveitando uma viagem a praia.

É possível viajar com criança sem perrengue e criar boas memórias ao escolher os melhores lugares e seguir algumas dicas.

Viajar com criança ajuda a criar laços especiais entre os membros da família ao compartilhar novas experiências. E ainda, ensina os pequenos a serem mais flexíveis e adaptáveis. Afinal, eles aprendem a lidar com mudanças de planos, novos ambientes e situações imprevistas, habilidades valiosas para a vida.

Claro, nem tudo são flores e viajar com criança também pode ser desafiante. Isso porque é preciso se preparar para lidar com algumas situações inesperadas e garantir que a experiência seja agradável para todos.

Pensando nisso, listamos algumas informações valiosas para você viajar com criança da melhor maneira. Continue com a gente e descubra:

  • Qual o melhor lugar para viajar com crianças?
  • Como viajar com crianças e ter mais tranquilidade?

Qual o melhor lugar para viajar com crianças?

O Brasil tem vários destinos para viagens em família, oferecendo paisagens e atividades tanto os pequenos quanto os adultos. A seguir, confira algumas sugestões!

Porto de Galinhas, Pernambuco (PE)

As praias de águas calmas e cristalinas são perfeitas para crianças. Por exemplo, a piscina natural de Porto de Galinhas oferece um ambiente seguro para snorkeling e observação de peixinhos coloridos. E aí, curtiu a ideia?

Beto Carrero World, Santa Catarina (SC)

Maior parque temático da América Latina, o Beto Carrero World oferece atrações para todas as idades. Assim, você e as crianças podem criar memórias ao aproveitar shows, brinquedos e atrações temáticas.

Foz do Iguaçu, Paraná (PR)

As Cataratas do Iguaçu são uma maravilha natural que cativa crianças e adultos por ter diversas atrações pra além das Cataratas. Por exemplo, o Parque das Aves é um lugar interessante para aprender sobre aves tropicais em um ambiente de conservação.

Caldas Novas, Goiás (GO)

Conhecida por suas águas termais, Caldas Novas é um destino relaxante e divertido para famílias criarem memórias e ter momentos que serão sempre lembrados. Por exemplo, parques aquáticos como o Hot Park garantem dias de diversão com piscinas quentes e atrações aquáticas.

Praia do Forte, Bahia (BA)

Além das praias paradisíacas, a Praia do Forte oferece atividades educativas como o Projeto Tamar, que ensina sobre a conservação das tartarugas marinhas. Isso ajuda as crianças a desenvolverem amor pela biodiversidade e um senso de responsabilidade ambiental.

Tudo isso enquanto elas e você se divertem conhecendo as maravilhas do lugar. Além disso, passeios de bicicleta pela vila e visitas a reservas ecológicas também são ótimas opções.

Como viajar com crianças e ter mais tranquilidade? 

Viajar com crianças pode ser uma maravilha quando você dribla os desafios. Por isso, acompanhe algumas dicas!

Planejamento antecipado

Antes da viagem, faça um planejamento cuidadoso considerando as necessidades das crianças. Por exemplo, ela é mais introspectiva e/ou não curte ambientes barulhentos? Opte por destinos mais calmos e planeje atividades em horários com menos multidões.

Em outras palavras, inclua atividades conforme os interesses das crianças. Se uma delas gosta de natureza, por exemplo, reserve tempo para explorar parques ou trilhas. Se outra prefere atividades artísticas, busque oficinas locais ou exposições.

Além disso, escolha destinos e atividades que sejam adequados à idade delas, e reserve acomodações e transporte que facilitem a logística familiar. E claro, deixe as crianças terem voz nas decisões sobre a viagem.

Tempo para descanso

Crianças precisam de tempo para descansar e recarregar as energias. Então, certifique-se de incluir períodos de descanso na programação para evitar o cansaço excessivo, o que pode levar a situações mais desafiadoras.

Por exemplo, mantenha os horários regulares de sono das crianças sempre que possível. Isso inclui cochilos durante o dia para os mais novos e noites de sono tranquilas para todas as idades. 

Entretenimento durante a viagem

Prepare atividades e jogos para manter as crianças entretidas durante deslocamentos mais longos. Por exemplo, livros, jogos de tabuleiro portáteis e dispositivos eletrônicos com conteúdo educativo podem ser aliados valiosos.

Uma sugestão clássica de jogo é a adedonha, você conhece, né? É uma opção simples, divertida e sem gastos, já que não precisa de materiais.

Alimentação adequada

Fique de olho na alimentação das crianças, especialmente se houver restrições alimentares, como alergia e/ou intolerância. E ainda, leve lanches saudáveis e água, e pesquise opções de restaurantes que atendam às necessidades da família.

Outra recomendação é reduzir o consumo de açúcar ao escolher lanches que sejam nutritivos. Isso ajuda a manter níveis de energia mais estáveis e evita picos de açúcar no sangue.

Flexibilidade na programação

Embora o planejamento seja essencial, abra a possibilidade para ajustes. Afinal, crianças podem ficar fascinadas por algo inesperado no caminho, e permitir um desvio nos planos pode criar momentos especiais. O que acha?

Envolver as crianças nas decisões

Inclua as crianças na tomada de decisões sempre que possível. Isso não apenas as empodera, mas também pode tornar a viagem mais agradável, pois elas se sentirão parte ativa da experiência.

Kit de primeiros socorros

Esteja preparado para imprevistos com um kit de primeiros socorros que inclua itens essenciais para lidar com pequenos contratempos, como febre, cortes ou picadas de insetos.

Aproveitar momentos espontâneos

Nem todo momento precisa ser planejado. Assim, permita-se aproveitar momentos espontâneos e inesperados que surgirem durante a viagem. Esses podem se tornar os momentos mais memoráveis pra você e as crianças.

Viaje com crianças de Plataforma 10

Como visto, viajar com crianças pode ser desafiador. Porém, com um planejamento cuidadoso e uma abordagem flexível, a recompensa é a criação de memórias preciosas que durarão toda a vida.

Pensando nisso, comece a planejar a sua viagem ao conhecer a Plataforma 10. Com a gente, você pode viajar com comodidade, segurança e ainda ter desconto na primeira experiência. Acesse o nosso site e saiba mais!

compartilhar

Mais artigos

Entrada para uma das praias localizads no sul do Brasil.

Praias do Sul do Brasil: Conheça as 5 Melhores

As praias do sul do Brasil são menos famosas, mas garantem belezas naturais e tranquilidade para os visitantes relaxarem. As praias do sul do Brasil não costumam ser tão populares quanto as do nordeste

Close na mão de um garçom segurando duas canecas de cervejas enquanto um grupo de maigos comemoram em um bar em Moema.

7 Bares em Moema Para Você Conhecer

Existem inúmeros bares em Moema, região de São Paulo, que você pode conhecer com amigos, familiares ou em casal. Se você viajou para São Paulo e quer aproveitar a vida noturna, os bares em

Adquiria sua passagem

Em Destaque

Artigos Relacionadoss

Serviços de Distribuição de Tecnologia de Informática e Comunicações do Brasil LTDA., CNPJ/MF nº 16.681.856/0001-00, Alameda Araguaia, nº 933, conj. 81, Alphaville Centro Empresarial, Barueri/SP, CEP: 06455-000 - Agência de Turismo Cadastro 16.681.856/0001-00

© 2001-2023 Plataforma 10. Todos os direitos reservados.