Quantas Malas Posso Levar No Ônibus? Saiba já!

quantas malas posso levar no ônibus

Viajar de ônibus pode ser uma opção econômica e conveniente. Porém, existem regras básicas para garantir que todos tenham uma viagem agradável. Assim, uma das principais questões a se considerar é: “Quantas malas posso levar no ônibus?”

Quer dizer, o espaço no bagageiro e no interior do ônibus é compartilhado. Ou seja: você não está sozinho no transporte e deve haver espaço para a mala de outros passageiros. Logo, com gentileza e cooperação todos conseguem viajar tranquilamente.

E aí, quer responder a dúvida “quantas malas posso levar no ônibus?” e outras relacionadas? Continue com a gente e descubra essa e outras informações, como:

  • Quantas malas posso levar no ônibus?
  • Como funciona a Lei excesso de bagagem de ônibus?
  • Como organizar a bagagem em viagens de ônibus?

Quantas malas posso levar no ônibus?

Você pode levar quantas malas quiser no ônibus, desde que elas não ultrapassem o limite de 30 kg para cada passageiro. E ainda, 300 dm³ de volume e 5 kg no porta-embrulho — localizado em cima das poltronas, sabe?

Ou seja, o transporte é flexível para você levar as suas coisinhas confortavelmente, mas existem normas importantes. Ao respeitá-las, é possível garantir espaço suficiente para todos.

Tolerância permitida

Algumas empresas deixam os viajantes levarem malas de despacho com 3 kg excedentes por passageiro (ou seja, 30 kg no total). Então, verifique a política de bagagem da empresa de ônibus. Essa informação fica disponível no site ou no serviço de atendimento ao cliente.

Para chegar até os 30 kg — ou estourando nos 33 kg —, a recomendação é que cada viajante leve no máximo:

  • três malas pequenas;
  • uma mala grande;
  • duas malas médias.

Então, sim: pode levar 2 ou 3 malas no ônibus, caso elas pesem juntas até 30 kg ou 33 kg. Portanto, preste atenção aos limites de peso para evitar surpresas desagradáveis, tá?

Como funciona a Lei excesso de bagagem de ônibus?

Existe a Lei de excesso de bagagem de ônibus, criada pela Resolução 1432/2006 e aprovada pela Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Saiba o que ela diz sobre as regras relacionadas ao transporte de bagagem em ônibus!

Transporte gratuito de bagagem

Toda empresa de ônibus é obrigada a transportar gratuitamente as bagagens dos passageiros, respeitando limites de peso e volume.

Cobrança por excesso de bagagem

As empresas podem cobrar do passageiro até 0,5% do preço da passagem convencional por cada kg excedido, em caso de excesso de bagagem no bagageiro.

Além disso, é possível negociar diretamente com o viajante os limites de peso e volume, contanto que isso não comprometa a segurança dos viajantes.

Itens proibidos e verificação

É proibido o transporte de produtos perigosos, conforme a legislação vigente, e itens que comprometam a segurança do ônibus e dos passageiros. É o caso de:

  • explosivos;
  • líquidos inflamáveis;
  • gases inflamáveis;
  • substâncias tóxicas ou infectantes;
  • materiais radioativos e corrosivos;
  • armas;
  • objetos pontiagudos;
  • etc.

Portanto, é importante seguir as políticas da empresa de ônibus. Inclusive, os agentes de fiscalização das transportadoras solicitam a abertura das bagagens em caso de suspeita. A recusa pode resultar na negação do embarque da bagagem ou no transporte da encomenda.

Reclamações por dano ou extravio

O passageiro deve fazer uma reclamação à empresa ao final da viagem, em caso de dano ou extravio da bagagem. Para isso, é preciso apresentar o ticket da bagagem, bilhete de passagem e documento de identificação.

A transportadora deve indenizar o passageiro em até 30 dias. O valor correspondente é de 3 mil vezes o coeficiente tarifário para danos e 10 mil vezes no caso de extravio.

De qualquer forma, não é indicado levar na mala de despacho do ônibus pertences pessoais de maior valor. Por exemplo, documentos, computadores, drones, relógios, medicamentos, máquinas fotográficas etc.

Até porque, a bagagem de mão é destinada para guardar esses itens essenciais durante a viagem. Afinal, ela permite que você os mantenha acessíveis e sob sua supervisão direta, devendo ser bem guardados e protegidos para evitar danos ou perdas.

Responsabilidade dos volumes no porta-embrulho

O porta-embrulho é projetado para acomodar bagagens pequenas, como bolsas, mochilas, sacolas e outros itens pessoais de menor porte. Elas são indicados para armazenar itens que os passageiros desejam manter perto de si durante a viagem.

Logo, os volumes transportados no porta-embrulho são de responsabilidade dos passageiros e não estão sujeitos a qualquer tipo de indenização por parte da transportadora. Portanto, redobre os seus cuidados com eles e garanta que estejam bem guardados e protegidos.

Como organizar a bagagem em viagens de ônibus?

Organizar a bagagem em viagens de ônibus pode fazer toda a diferença em sua comodidade e na dos demais viajantes. Então, acompanhe algumas dicas!

Roupas adequadas

Leve roupas adequadas para o clima do seu destino. Para isso, verifique a previsão do tempo antes de fazer as malas, evitando excesso de roupas que não serão usadas. Mas claro, é importante levar uma ou outra peça curinga de frio, ou calor, caso o clima mude.

Camadas e peças versáteis

Escolha roupas que possam ser combinadas facilmente para criar vários looks. Isso reduz a quantidade de peças necessárias na mala e até economiza o seu tempo ao se arrumar na viagem.

Utilize sacos organizadores

Sacos organizadores são ótimos para separar roupas limpas e sujas, além de manter acessórios e itens menores organizados.

Kit de higiene pessoal

Coloque seus produtos de higiene pessoal em recipientes menores e use necessaires para evitar vazamentos. Lembre-se de verificar se esses itens estão nas restrições de líquidos, se aplicável.

Revisão final

Antes de sair, faça uma revisão final para garantir que não esqueceu nada importante. Além disso, confira sua lista de verificação e verifique se tudo está conforme as políticas da empresa de ônibus.

Viaje com a Plataforma 10

E aí, respondemos a pergunta “quantas malas posso levar no ônibus?” Agora, fica mais fácil organizar o que deve ser levado para garantir espaço para você e os demais viajantes. Então, se preparou para embarcar? Conte a Plataforma 10 para embarcar nessa aventura e ganhe desconto na sua primeira passagem!

compartilhar

Mais artigos

Entrada para uma das praias localizads no sul do Brasil.

Praias do Sul do Brasil: Conheça as 5 Melhores

As praias do sul do Brasil são menos famosas, mas garantem belezas naturais e tranquilidade para os visitantes relaxarem. As praias do sul do Brasil não costumam ser tão populares quanto as do nordeste

Adquiria sua passagem

Em Destaque

Artigos Relacionadoss

Serviços de Distribuição de Tecnologia de Informática e Comunicações do Brasil LTDA., CNPJ/MF nº 16.681.856/0001-00, Alameda Araguaia, nº 933, conj. 81, Alphaville Centro Empresarial, Barueri/SP, CEP: 06455-000 - Agência de Turismo Cadastro 16.681.856/0001-00

© 2001-2023 Plataforma 10. Todos os direitos reservados.