Grávida Pode Viajar De Ônibus?

gravida pode viajar de onibus

É como dizem: ‘’gravidez não é doença’’. Então, suas viagens não precisam ficar esperando e uma mulher grávida pode viajar de ônibus, certo? É natural se preocupar com isso, já que o avião, por exemplo, proíbe a viagem de gestantes a partir de determinado período.

Além disso, a gravidez pode vir acompanhada de riscos de parto prematuro, complicações médicas e outras questões. Mas sem pânico, tá? Tudo depende do estágio da gestação, saúde da mamãe e do bebê.

Assim, para tranquilizar você e te ajudar a fazer viagens mais seguras, quando permitido, preparamos este post cheio de informações importantes. Continue a leitura e fique por dentro!

Afinal, grávida pode viajar de ônibus?

Sim, grávida pode viajar de ônibus! Na maioria dos casos, isso é seguro e não há restrições específicas. Porém, assim como em qualquer tipo de viagem na gestação, algumas precauções são importantes para garantir o bem-estar da gestante e do bebê, certo?

Como uma grávida pode viajar de ônibus em segurança?

Apesar dos desafios, no geral, ao adotar os cuidados certos e algumas precauções, as futuras mamães podem viajar de ônibus com segurança. A seguir, confira algumas dicas!

Consulte o médico

Antes de pegar a estrada, é muito importante conversar com o médico que cuida da sua gravidez. Ele vai te ajudar a entender como está tudo com você e o bebê, e dar dicas especiais para a viagem. Isso conforme o tempo de gravidez e as suas condições de saúde. Ou seja, o médico é o melhor amigo nessa hora!

Escolha o assento com cuidado

Ao escolher o assento no ônibus, prefira os mais confortáveis e espaçosos. E ainda, se puder, escolha os lugares ao lado do corredor. Assim, fica mais fácil se movimentar, esticar as pernas e fazer alguns alongamentos durante a viagem, evitando que as pernas fiquem muito cansadas ou inchadas. 

Outra dica é optar por assentos mais para frente, perto do motorista. Eles costumam ter uma menor circulação de pessoas, tornando a área mais calminha para você. Ah, e não esqueça de levar uma almofada ou travesseiro para deixar o assento ainda mais aconchegante.

Faça pausas regulares

Se a viagem de ônibus for longa, faça algumas paradas pelo caminho para esticar as pernas, dar uma caminhadinha e ir ao banheiro, se precisar. Ah, e uma dica para se equilibrar melhor quando estiver em pé é apoiar-se nas poltronas. Assim, você se sente mais segura e confortável durante as pausas.

Hidrate-se

Beba bastante água durante a viagem para evitar a desidratação. Por isso, lembre-se de deixar uma garrafinha sempre perto de você!

Leve lanches saudáveis

Leve com você alguns lanchinhos leves e saudáveis para comer durante a viagem de ônibus, como fruta, biscoitos integrais ou sanduíches naturais. Isso ajuda a manter sua energia lá em cima e a ficar mais confortável no percurso. 

Use roupas confortáveis

Ao viajar de ônibus, principalmente estando grávida, escolha roupas folgadas e confortáveis, como vestidos soltos, calças com elástico na cintura ou blusas mais largas. Assim, você fica mais à vontade durante a viagem e não aperta a barriguinha.

Utilize cinto de segurança

Ao sentar no ônibus, ajuste o cinto de segurança corretamente, posicionando-o abaixo da barriga, na região dos quadris. Essa regra vale para todo passageiro. Porém, uma futura mamãe precavida vale por duas, não é mesmo?

Evite viagens longas, principalmente no final da gestação

Quando a gravidez estiver chegando ao final, é melhor evitar viagens muito longas, especialmente entre 24 e 28 semanas. Isso porque, nessa fase, o bebê já está quase pronto para nascer, e fazer uma viagem muito longa pode aumentar o risco de parto prematuro.

Quantos meses grávida pode viajar de ônibus?

É permitido que uma grávida viaje de ônibus seja qual for o estágio da gestação, não havendo regras específicas para isso. Porém, a recomendação médica geral é fazer apenas viagens curtas e a partir do primeiro trimestre até as 24 semanas.

Quer dizer, até o primeiro trimestre da gravidez há maior risco de abortos espontâneos. E ainda, esse período é quando as mamães podem sentir mais desconfortos, como enjoos, dores nas costas e muito sono.

Enquanto isso, entre 24 e 28 semanas de gestação, o bebê ainda é muito pequenininho e corre o risco de nascer prematuro. Por isso, também é indicado evitar viajar de qualquer transporte nessa fase. 

Além disso, antes de decidir pegar a estrada, é super importante falar com o seu médico. Ele vai dar uma olhadinha em como está a sua saúde e a do bebê, e dar dicas especiais para a viagem ser tranquila e segura.

É seguro viajar grávida?

Sim, viajar grávida pode ser seguro, desde que a viagem seja planejada com antecedência e você tome algumas precauções e cuidados especiais. Afinal, cada gravidez é única, e a segurança da viagem pode depender do estágio da gestação, saúde da gestante e outros fatores específicos.

Quantos dias após o parto pode viajar?

Após o parto, é possível viajar de 7 a 10 dias depois, desde que não tenha surgido nenhuma complicação. Esse é um intervalo recomendado para garantir uma recuperação adequada e evitar problemas futuros. Porém, o mais indicado é esperar o bebê completar 1 mês de vida.

A gestante paga passagem de ônibus?

Não, a gestante não paga passagem de ônibus, caso a viagem seja interestadual — de um estado brasileiro para outro. Além disso, é preciso que o intuito do trajeto seja para fazer tratamento médico, exames pré-natais, pós-parto ou hospitalização.

Viaje com segurança pela Plataforma 10

E aí, entendeu que a grávida pode viajar de ônibus, desde que adote alguns cuidados? Entre eles, escolher assentos confortáveis no transporte, usar cinto de segurança e evitar viagens longas — principalmente no finalzinho da gestação.Por esse motivo, viaje grávida com segurança pela Plataforma 10! Somos o melhor site de passagem de ônibus e você ainda tem desconto na primeira viagem. Saiba mais em nosso site!

compartilhar

Mais artigos

Entrada para uma das praias localizads no sul do Brasil.

Praias do Sul do Brasil: Conheça as 5 Melhores

As praias do sul do Brasil são menos famosas, mas garantem belezas naturais e tranquilidade para os visitantes relaxarem. As praias do sul do Brasil não costumam ser tão populares quanto as do nordeste

Adquiria sua passagem

Em Destaque

Artigos Relacionadoss

Serviços de Distribuição de Tecnologia de Informática e Comunicações do Brasil LTDA., CNPJ/MF nº 16.681.856/0001-00, Alameda Araguaia, nº 933, conj. 81, Alphaville Centro Empresarial, Barueri/SP, CEP: 06455-000 - Agência de Turismo Cadastro 16.681.856/0001-00

© 2001-2023 Plataforma 10. Todos os direitos reservados.