25 De Janeiro É Feriado? Saiba O Que Fazer!

Vista da ponte Octavio Frias em São Paulo para ilustrar o feriado do dia 25 de janeiro, onde se comemora o aniversário da cidade.

Dia 25 de janeiro é feriado na capital de São Paulo e uma oportunidade para você viajar para descansar e conhecer locais próximos.

Dia 25 de janeiro é feriado em São Paulo, sabia? Assim, se você trabalha em alguma empresa do município, já comece a programar uma viagem para aproveitar a folga. 

Inclusive, o feriado cai em uma quinta-feira, mas se você puder negociar com o empregador, talvez consiga folgar também na sexta. Aí, já sabe, né? Mais dias para aproveitar a sua viagem é conhecer algum lugar bacana pelo Brasil.

Se a viagem for de ônibus, fica ainda mais fácil aproveitar. Afinal, você economiza e usa o dinheiro para passear ainda mais. Quer saber mais sobre o feriado do dia 25 de janeiro? Continue com a gente!

Dia 25 de janeiro é feriado ou ponto facultativo?

Dia 25 de janeiro é feriado municipal na capital de São Paulo. Ou seja, as empresas do setor privado não podem escolher se terá ou não expediente: isso é obrigatório.

Onde é feriado dia 25 de janeiro?

É feriado dia 25 de janeiro na capital de São Paulo, em comemoração ao aniversário da cidade, que em 2024 faz 470 anos. Então, se você trabalha para empresas com sede no município, mesmo que remotamente, tem direito a folga.

Por exemplo, mora no Rio de Janeiro, mas trabalha para uma corporação da capital de São Paulo? Você pode folgar tanto quanto os demais paulistanos. 

Dia 25 de janeiro se comemora o quê?

Dia 25 de janeiro se comemora o aniversário da capital de São Paulo, fundada em 1554. Tudo começou com a fundação do Colégio dos Jesuítas, também chamado Pátio do Colégio, localizado no Centro da cidade.

O nome da cidade foi inspirado em Paulo de Tarso, ou Apóstolo Paulo, teólogo muito influente. Ele se converteu ao cristianismo dia 25 de janeiro, também data da missa de fundação do Colégio dos Jesuítas. Assim, veio a inspiração para o nome São Paulo.

O que fazer no feriado do dia 25 de janeiro?

O que fazer no feriado do dia 25 de janeiro pode depender das suas preferências pessoais, incluindo:

  • descansar e relaxar em casa para colocar o sono em dia;
  • assistir a filmes ou séries que você tenha vontade;
  • fazer uma caminhada, corrida ou passeio de bicicleta em um parque próximo.
  • organizar um piquenique com amigos ou familiares;
  • fazer um churrasco ou prepare uma refeição com a família;
  • etc.

Porém, se a sua vontade mesmo é viajar para conhecer lugares novos, listamos alguns próximos que valem a pena visitar. Confira!

Santos

Santos é uma cidade do litoral paulista, ideal para se refrescar no calor de janeiro. Ao chegar lá, aproveite praias como:

  • Ponto de Praia – perfeita para quem busca locais de pesca e com muita calmaria para relaxar;
  • Praia de Aparecida – indicada para programas em família, especialmente com criança, que costumam visitar bastante o lugar;
  • Praia do Gonzaga – é uma das praias mais visitadas pelos turistas e chama atenção por ficar em uma área nobre da cidade;
  • Praia do José Menino – popular entre quem curte esportes na praia, como surfe.

Mas antes, lembre-se de verificar eventos locais e condições climáticas ao planejar sua viagem. Desse jeito, você aumenta as chances de ter um passeio mais tranquilo.

Mairiporã

Mairiporã é conhecida por suas belezas naturais, trilhas e cachoeiras e fica só 41 km distante da capital paulista. Quer uma sugestão de onde ir? A Represa Paiva Castro oferece atividades como pesca, passeios de barco e esportes aquáticos. Alguns lugares ao redor também têm áreas para piqueniques.

Além disso, a Vila de Terra Preta, distrito de Mairiporã, preserva características rurais e possui feiras de produtos locais. Ou seja, essa é outra opção de passeio para quem quer se afastar um pouco da vida urbana de São Paulo.

Embu das Artes

Embu das Artes é um destino charmoso com ruas de paralelepípedos, feirinhas de artesanato, galerias de arte e boa gastronomia. Outra vantagem de visitá-lo é que o destino fica a apenas 30 km da capital paulista.

Então, essa é uma opção conveniente para uma escapada de um dia ou um final de semana prolongado. Logo, aproveite a visita, porque além do ambiente urbano, Embu das Artes oferece áreas verdes e espaços naturais para você se conectar com a natureza durante a visita.

Cunha

Cunha é uma cidade conhecida por suas cerâmicas e ateliês de artistas locais. Assim, se você aprecia arte e cultura, precisa conhecer o Ateliê de Cerâmica para aprender mais sobre o espaço.

E ainda, Cunha oferece trilhas e cachoeiras, com destaque para o Parque Estadual da Serra do Mar, que abriga várias delas. Ao chegar lá, não deixe de visitar a Cachoeira do Jericó e a Cachoeira do Taboão, algumas das mais famosas da região.

Paraty

A cidade de Cunha fica a cerca de 45 minutos de Paraty, município do Rio de Janeiro. Então, especialmente se você visitar Cunha, vale a pena fazer um bate e volta para Paraty e aproveitar as belezas locais.

Por exemplo, explore o charmoso centro histórico de Paraty, onde você encontra ruas de pedra, casarões coloniais, igrejas antigas e uma atmosfera única. As construções bem preservadas transportam os visitantes de volta à época colonial.

Outra sugestão é aproveitar um passeio de barco pelas ilhas e enseadas ao redor de Paraty. Muitas operadoras oferecem passeios que incluem paradas em praias isoladas, locais para mergulho e belas paisagens naturais.

Viaje no feriado 25 de janeiro com a Plataforma 10

E aí, já têm ideia do que fazer no feriado de 25 de janeiro? Como visto, a data comemora o aniversário da capital paulista e garante uma folguinha para quem trabalha para o município. 

Pensando nisso, desde já, organize uma viagem para cidades vizinhas. Com a gente, você economiza muito mais na viagem, principalmente na sua primeira, já que oferecemos um cupom de desconto. Saiba mais!

compartilhar

Mais artigos

Entrada para uma das praias localizads no sul do Brasil.

Praias do Sul do Brasil: Conheça as 5 Melhores

As praias do sul do Brasil são menos famosas, mas garantem belezas naturais e tranquilidade para os visitantes relaxarem. As praias do sul do Brasil não costumam ser tão populares quanto as do nordeste

Adquiria sua passagem

Em Destaque

Artigos Relacionadoss

Serviços de Distribuição de Tecnologia de Informática e Comunicações do Brasil LTDA., CNPJ/MF nº 16.681.856/0001-00, Alameda Araguaia, nº 933, conj. 81, Alphaville Centro Empresarial, Barueri/SP, CEP: 06455-000 - Agência de Turismo Cadastro 16.681.856/0001-00

© 2001-2023 Plataforma 10. Todos os direitos reservados.