Trocar Passagens De Ônibus: Como Funciona?

trocar passagens de ônibus

Doenças, acidentes, compromissos profissionais e pessoais e por aí vai: existem inúmeros imprevistos que podem fazer você querer trocar passagens da viagem. Mas sem desespero ao pensar sobre o assunto, tá?

Até porque, é possível realizar a troca das passagens de ônibus, processo bem mais descomplicado do que costuma ocorrer com viagens de avião. Assim, você não perde o seu dinheiro e tem flexibilidade para organizar os seus compromissos.

Mas atenção: é preciso resolver isso com antecedência. Assim, continue a leitura e descubra:

  • É possível trocar passagens de ônibus?
  • Como trocar passagens de ônibus?
  • Tem como trocar passagem comprada on-line?
  • Como funciona o reembolso de passagem de ônibus?
  • É possível transferir a passagem de ônibus para outra pessoa?

É possível trocar passagens de ônibus?

Sim, é possível trocar passagens de ônibus em viagens interestaduais! Isso é garantido pelo art. 7º, §1º da Resolução n.º 4282/2014 da ANTT. Porém, existem algumas condições, como:

  • prazo – a garantia de troca de passagem de ônibus interestadual tem o prazo de 1 ano, a partir da data de emissão;
  • mantendo as mesmas condições – é preciso manter as mesmas condições da viagem original, como trajeto e categoria de serviço.

Caso queira mudar alguma condição da viagem, pode haver custos adicionais, dependendo das políticas de troca de passagens de cada empresa. 

Como trocar passagens de ônibus?

Para trocar passagens de ônibus, é necessário:

  • prazo de antecedência – fazer isso com antecedência mínima de 3 horas antes da partida do ônibus. Isso significa que você não pode trocar a passagem poucos minutos antes do ônibus partir;
  • período de validade – a passagem que você deseja trocar deve estar no período de validade estabelecido pela empresa de ônibus;
  • taxa de reemissão – a empresa de ônibus pode cobrar uma taxa de reemissão de até 20% pela troca da passagem, dependendo da política da empresa, o que é informado a você no momento da troca;
  • documentação – você deve apresentar um documento de identificação válido para realizar a troca da passagem, garantido que a troca ocorra para a pessoa correta;
  • verificar a política da empresa – confira as políticas de troca de passagens da empresa de ônibus com a qual você comprou a passagem, já que as regras podem variar de uma empresa para outra;
  • visitar o guichê ou ponto de venda – dirija-se ao guichê da empresa de ônibus no terminal rodoviário ou ao ponto de venda autorizado;
  • receba sua nova passagem – após concluir o processo de troca e pagar quaisquer taxas, você recebe a nova passagem com as informações atualizadas;
  • guarde o comprovante – guarde o comprovante da nova passagem cuidadosamente, pois você precisará dele no momento do embarque.

Tem como trocar passagem comprada on-line?

Sim! Você pode trocar passagens compradas on-line. Os passos envolvidos são os seguintes:

  • acesse o site ou aplicativo da empresa – lá, procure por uma opção que permita a troca de passagens. Isso pode estar na seção de “Minhas Reservas” ou algo similar;
  • selecione a passagem a ser trocada – escolha a passagem que você deseja trocar. Certifique-se de ter em mente a nova data, horário e destino desejados;
  • verifique a disponibilidade – veja se há disponibilidade de assentos para a data e horário desejados. Lembre-se de que pode haver limitações de disponibilidade, especialmente se a data for próxima à partida;
  • pague taxas, se aplicável – dependendo das políticas da empresa, pode haver taxas de reemissão ou diferença de preço entre a sua passagem original e a nova;
  • confirme a troca – após escolher a nova data, horário e pagar quaisquer taxas, confirme a troca da passagem.

Se você não conseguir trocar a passagem de ônibus pelo aplicativo ou site, entre em contato com a empresa de transporte por e-mail. Nele, forneça detalhes como o número da reserva, data da viagem e o motivo do cancelamento.

Geralmente, o cancelamento da passagem deve ser solicitado com antecedência de, pelo menos, 3 horas antes do programado. Certifique-se de fazer o pedido dentro desse prazo para garantir que seja processado.

Como funciona o reembolso de passagem de ônibus?

O reembolso da passagem de ônibus funciona similarmente a remarcação e o cancelamento delas. Quer dizer, é necessário solicitar o reembolso em até 3 horas antes da viagem. 

Ainda assim, a empresa de viagem não é obrigada a aceitar a sua solicitação. Inclusive, caso elas aceitem, é permitido que fiquem com 5% do valor pago pela passagem, segundo a Resolução n.º 4.282/2014.

É possível transferir a passagem de ônibus para outra pessoa?

Sim! É possível transferir a sua passagem de ônibus para outra pessoa, desde que isso ocorra até 1 hora antes do embarque. Para isso, é preciso:

  • verificar as políticas da empresa – algumas permitem transferências, enquanto outras podem ter restrições ou cobrar taxas adicionais;
  • entrar em contato com a empresa – caso a empresa permita transferências, entre em contato com ela o mais cedo possível por telefone, e-mail ou pessoalmente no guichê da empresa;
  • forneça informações – informe à empresa os detalhes da passagem, como o número da reserva, a data da viagem e os nomes da pessoa que comprou a passagem originalmente e para quem você deseja transferir;
  • siga as instruções – a empresa fornece instruções específicas sobre como proceder com a transferência, como preencher um formulário, pagar uma taxa de transferência ou apresentar documentos de identificação das duas partes envolvidas;
  • confirme a transferência – após seguir as instruções da empresa e completar o processo de transferência, certifique-se de que o processo seja confirmado por escrito, como por e-mail ou fornecendo um novo bilhete com o nome da nova pessoa;
  • guarde documentação – mantenha uma cópia da documentação da transferência, como e-mails, recibos ou bilhetes, como prova da transação.

Viaje com a Plataforma 10

E aí, entendeu como trocar passagens de ônibus interestaduais? Como visto, existem muitas leis que facilitam a troca, reembolso e transferência para outra pessoa. Assim, você pode viajar com muito mais flexibilidade para não perder seus compromissos pessoais e profissionais. Pensando nisso, viaje com a Plataforma 10! Oferecemos cupom de desconto na 1ª compra para trazer economia na sua experiência.

compartilhar

Mais artigos

Feriado 25 de março Ceará

Feriado 25 de março: data magna do Ceará

Saiba mais sobre o feriado de 25 de março, a data magna do estado do Ceará. Além de aprender sobre a História, garanta as suas passagens de ônibus para aproveitar os dias de folga.

cartaz com que informa que o Lollapalloza acontece nos dias 22, 23 e 24 de março

Viaje para o Lollapalooza Brasil 2024

O Lollapalooza Brasil 2024 está chegando e se você ainda não comprou a sua passagem de ônibus para São Paulo, esta é a hora! Na Plataforma 10 você encontra os melhores preços e compra

Adquiria sua passagem

Em Destaque

Artigos Relacionadoss

cartaz com que informa que o Lollapalloza acontece nos dias 22, 23 e 24 de março
Eventos

Viaje para o Lollapalooza Brasil 2024

O Lollapalooza Brasil 2024 está chegando e se você ainda não comprou a sua passagem de ônibus para São Paulo, esta é a hora! Na Plataforma 10 você encontra os melhores preços e compra

Leia Mais »

Serviços de Distribuição de Tecnologia de Informática e Comunicações do Brasil LTDA., CNPJ/MF nº 16.681.856/0001-00, Alameda Araguaia, nº 933, conj. 81, Alphaville Centro Empresarial, Barueri/SP, CEP: 06455-000 - Agência de Turismo Cadastro 16.681.856/0001-00

© 2001-2023 Plataforma 10. Todos os direitos reservados.