Aprenda como comprar passagem com ID Jovem!

como comprar passagem com id jovem

Se você tem de 15 a 29 anos pode viajar gratuitamente ou com desconto para vários estados brasileiros. Assim, já vale se imaginar indo visitar familiares distantes e conhecer pontos turísticos com muito mais economia. Para isso, descubra como comprar passagem com ID Jovem, programa social que permite a gratuidade ou descontos no valor da viagem.

Já adiantamos que o além de aprender como comprar passagem com ID Jovem, o documento também pode oferecer outros benefícios, como o pagamento de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos.

Justo, não é? Até porque, a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte.

Pensando nisso, preparamos este post para explicar como comprar passagem com ID Jovem, o que é esse programa, quem tem direito e muito mais. Continue a leitura!

O que é o ID Jovem?

Trata-se da Identidade Jovem, documento criado pelo Governo Federal para facilitar o acesso a viagens interestaduais gratuitas, segundo o Decreto 8.537/2015. Além disso, ele também permite a entrada com meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos.

Até porque, existem programas sociais de renda, saúde, moradia e educação, direitos garantidos pela constituição. Logo, também é importante a existência de outros que falem sobre o direito à cultura, arte e esporte, conforme o Estatuto da Juventude

Como bem resume a música da banda de rock Titãs: a gente não quer só comida ou dinheiro, a gente quer dinheiro, comida e felicidade. Além disso, dos 15 aos 29 anos — idade atendida pelo ID Jovem — muitos ainda correm atrás de trabalho, deixando de lado atividades artístico-culturais e esportivas. Alguém se identificou? Por isso, o benefício oferecido serve como incentivo.

Quais são os benefícios do ID Jovem?

Conforme mencionado, esse documento permite o desconto de 50% em uma série de eventos. Entre eles, cinema, cineclube, teatro, apresentação esportiva etc., sejam elas públicas ou privadas, é o caso de festivais como Rock In Rio e Lollapalooza. 

Quer dizer, sabe o direito à meia-entrada que estudantes têm? Com o ID Jovem, você pode usufruir dele mesmo sem inscrição em instituições de ensino. E ainda, os beneficiários são isentos de taxa para emitir a Carteira de Identidade Estudantil, inscrição em concurso público federal e Enem.

Além disso, todo transporte interestadual de passageiros (ônibus, trem ou barco) de linhas regulares deve reservar 2 vagas gratuitas no veículo. Elas já esgotaram? Não se preocupe, nesse caso, ele ainda tem a obrigação de oferecer mais 2 vagas com 50% de desconto. 

Regulamento

Fique de olho! Para aproveitar os benefícios, as passagens devem: 

  • ser emitidas na data desejada pelo passageiro;
  • ser compradas com, pelo menos, 3 horas de antecedência antes da viagem e você precisa apresentar o ID Jovem no guichê físico;
  • ser reservada em apenas um horário para o mesmo dia e destino;
  • ser adquiridas apenas pelo passageiro, exigindo apresentação de um documento de identidade oficial na hora da compra e embarque.

E ainda, caso o transporte interestadual se recuse a oferecer o benefício, ele deve emitir um documento explicando o motivo. 

Assim, você pode fazer uma reclamação na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) dos terminais rodoviários, também informando dia, hora e local da viagem. Outra opção é entrar em contato pelo telefone 166, WhatsApp no número (61) 99688-4306 ou e-mail ouvidoria@antt.com.br

Outro detalhe que os jovens precisam se atentar é a exclusividade do ID Jovem para destinos interestaduais. Logo, o benefício não vale para deslocamentos dentro da cidade ou para outras do mesmo estado.

Quem tem direito ao ID Jovem?

Para ter acesso ao documento é preciso:

  • ter entre 15 e 29 anos (sendo ou não estudante);
  • ter o Número de Identificação Social (NIS) ativo;
  • ter renda familiar mensal de até 2 salários mínimos.
  • se inscrever no cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), atualizado há pelo menos 24 meses. A inscrição pode ser feita no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou no setor responsável da sua cidade.

Como se cadastrar no ID Jovem?

Preenche os requisitos desse programa social? Acesse o site da ID Jovem e procure a opção “Emitir ID Jovem”. Depois, basta preencher os cadastros, como:

  • número do NIS;
  • nome completo;
  • nome da mãe;
  • data de nascimento.

Por fim, selecione “Gerar ID Jovem” para emitir o documento. A plataforma é simples e intuitiva. Mas se preferir, o cadastro também pode ser feito pelo aplicativo ID Jovem, disponível na App Store e Google Play. As informações cobradas são as mesmas e o acesso ao documento é por meio de um QR Code gerado.

Como comprar passagem com ID Jovem pela internet?

Você pode fazer a sua compra em transportes interestaduais que oferecem esse serviço digitalmente. Porém, alguns se limitam à compra pelo guichê físico da empresa.

Quais empresas aceitam o ID Jovem?

Como visto, todas as companhias de transporte interestadual devem aceitar o benefício, obedecendo ao decreto 8.537/2015. Em caso de recusa, é possível fazer uma reclamação na ANTT.

Plataforma 10

E aí, entendeu como utilizar ID Jovem? Ao utilizar o benefício social você economiza em eventos artístico-culturais e esportivos. Afinal, eles são direitos, como mostra o Estatuto da Juventude. 

Curtiu nosso artigo? Então fique por dentro desta e de outras informações super legais que rolam no blog e no site da Plataforma 10! A melhor empresa do Brasil em transporte Low Cost!

compartilhar

Mais artigos

Entrada para uma das praias localizads no sul do Brasil.

Praias do Sul do Brasil: Conheça as 5 Melhores

As praias do sul do Brasil são menos famosas, mas garantem belezas naturais e tranquilidade para os visitantes relaxarem. As praias do sul do Brasil não costumam ser tão populares quanto as do nordeste

Adquiria sua passagem

Em Destaque

Artigos Relacionadoss

Serviços de Distribuição de Tecnologia de Informática e Comunicações do Brasil LTDA., CNPJ/MF nº 16.681.856/0001-00, Alameda Araguaia, nº 933, conj. 81, Alphaville Centro Empresarial, Barueri/SP, CEP: 06455-000 - Agência de Turismo Cadastro 16.681.856/0001-00

© 2001-2023 Plataforma 10. Todos os direitos reservados.